fbpx

Você sabe como ocorre a gestação felina?

As principais raças de cachorro para quem gosta de correr
30 maio, 2018
Como fazer o seu pet se acostumar ao nome que você deu a ele
6 novembro, 2018

Sua gata está grávida e você não faz a mínima ideia de quanto tempo a gestação demora, quais cuidados tomar ou até mesmo quantos gatinhos vão nascer? Não se preocupe, tutor(a)! Nesse post, nós do Pet Doctor vamos te ajudar!

Confira abaixo informações importantes sobre a gestação felina.

Qual o tempo da gestação?

Comparada a gravidez de uma mulher, a gestação de uma gata é bem mais curta: costuma demorar de 64 a 67 dias, apenas.

Quantos filhotes nascem?

A quantidade de gatinhos que vão nascer depende de alguns fatores, como a raça e o porte da sua pet. O ideal é que você faça uma pesquisa sobre a sua gata para saber como a raça dela costuma se comportar durante a gravidez e quantos filhotes podem nascer. Você também pode saber quantos filhotes estão no útero realizando um ultrassom, somente a partir dos 45 dias de gestação.

Cuidados a serem tomados

Assim como as mulheres, as gatas também precisam de determinados cuidados durante a gestação. As mudanças que vão ocorrer no corpo e no comportamento demandam algumas adaptações, por exemplo o acompanhamento de um médico veterinário durante a gestação, a necessidade de um ambiente tranquilo e acolhedor e de uma alimentação adequada, repleta de nutrientes e vitaminas. O ideal é que a futura mamãe comece a comer ração de filhotes durante a gravidez.

Como agir durante o parto?

Para um tutor de primeira viagem, essa é a parte mais desesperadora! Mas calma, não é tão ruim quanto parece. A maior parte do trabalho fica para a própria natureza: o útero da gata desce e fica na parte de baixo da barriga, a vagina libera um líquido amarelo ou esverdeado e começam as contrações abdominais, a partir desse momento, o próprio animal começa a empurrar os filhotes para fora. O que o tutor precisa fazer é ficar atento aos sinais e separar um local reservado, confortável, seguro e limpo para o nascimento.

Complicações

O parto costuma demorar duas horas, contando desde o início das contrações; caso apareça alguma complicação, ligue imediatamente para o seu veterinário. Se você perceber que a sua gata já está exausta e que ainda nenhum filhote nasceu, corra para uma clínica, pois será necessário realizar uma cesárea. Algumas gatas não têm idade nem força suficiente para realizar o parto sozinhas, nesses casos, o tutor vai precisar ajudar a retirar a placenta que agrupa os filhotes, o cordão umbilical e a ligadura. Se você não se sentir preparado, combine antes com o seu veterinário de ele realizar o parto.

Não se esqueça de que o acompanhamento de um veterinário durante a gestação da sua gatinha é muito importante e que aqui no Pet Doctor você encontra tudo para deixar esse momento mais saudável e confortável para ela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *