fbpx

Você já ouviu falar em catnip? Conheça a “erva do gato”

Saiba mais sobre a gripe canina
Saiba mais sobre a gripe canina
29 abril, 2021
O que levar em consideração antes de comprar cachorros de raças?
O que levar em consideração antes de comprar cachorros de raças?
21 maio, 2021
Você já ouviu falar em catnip? Conheça a “erva do gato”

Os gatos são seres incríveis e peculiares. Das doses de energia que aparecem às 3 horas da manhã ao sono e à preguiça descomunal durante todo o dia, é quase impossível não se atrair pelo mundo amplo e curioso dos bichanos e suas pautas curiosas, como por exemplo, o Catnip. 

Se você é um tutor de primeira viagem dos felinos, hoje te apresentamos a “erva dos gatos”. Continue lendo e saiba tudo sobre a plantinha medicinal dos bichanos!

O que é Catnip

Originada na Europa, o Catnip, ou “erva do gato”, como também é conhecida, é uma erva medicinal que ficou popularmente conhecida por produzir efeitos especiais nos pets.

Seu nome científico é Nepeta Cataria e sabe-se que essa plantinha aromática, da família da hortelã, tem registros antigos na história da humanidade. Especialistas já comprovaram que na Roma antiga, a Catnip era usada como tempero de carne. Conseguem imaginar como os humanos ficavam?

Para que serve o Catnip

Muitos tutores se sentem receosos em dar a erva ao felino, por apenas conhecerem o lado brincalhão da história. Na realidade, o uso e os benefícios do Catnip vão além das simples gargalhadas.

São muitas as serventias da erva do gato. Além de proporcionar aos bichanos situações relaxantes e hilárias, o Catnip trabalha na saúde do felino e pode até ajudar o tutor em casos de convivência do animal, conseguindo acostumar dois gatos juntos e até com outros pets. 

Cultivada em diversas partes do mundo para tratar problemas digestivos, febre, ou para acalmar o sistema nervoso, é recomendada para casos de ansiedade e estresse, e pode ajudar em casos onde os bichanos estejam deprimidos e apáticos.

Efeitos do Catnip e duração

Claro que por aqui também temos o lado brincalhão da coisa, mas calma que os efeitos do Catnip vão de gato para gato. Se o seu pet é mais calmo, prepare-se porque ele ficará mais agitado. Já os mais estressados costumam se acalmar e abaixar um pouco a guarda. 

Os principais comportamentos são:

  • Lamber a planta ou mastigá-la;
  • Se esfregar contra a erva;
  • Emitir sons que lembram o período de cio;
  • Escalar e saltar em objetos;
  • Correr e caçar objetos reais ou imaginários.

Geralmente os efeitos duram até 20 minutos, mas alguns bichanos não têm tanta sorte, podendo durar menos ou não sofrer o efeito da erva.

Como dar Catnip ao gato

O cheiro da erva é suficiente para começar a ter efeito no pet, por isso, basta jogar um pouquinho da erva no chão e esperar ele interagir: o efeito ocorre em questões de segundos.  O arranhador também é a forma comum de se usar a planta, após começar a brincar, ele já sentirá o efeito. 

É importante ressaltar que o Catnip não funciona em filhotes. É necessário que tenham cerca de 6 meses para começarem a ser sensíveis à ervinha.

Não há nenhuma contraindicação direta da “erva do gato”, mas se você não se sentir confortável em dar o Catnip ao seu amigo peludo, existem outras formas de induzir e incentivar a energia do bichano, como por exemplo: o enriquecimento ambiental

Veja também: Alimentos tóxicos para cães e gatos

Para saber mais sobre o mundo felino, acompanhe o Pet Doctor nas redes sociais. Para mais informações sobre a saúde do seu pet, entre em contato com um de nossos veterinários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *