fbpx

Tudo o que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu gato

Sinais de que seu cão pode estar com vermes
1 julho, 2019
5 curiosidades sobre o comportamento canino
1 julho, 2019

Gatos são animais higiênicos por natureza, por isso, a caixa de areia é um dos locais que necessitam de mais atenção por parte dos tutores. Existem muitos mitos e dúvidas sobre esse assunto, diante disso, resolvemos listar tudo o que você precisa saber sobre o “banheiro” do seu gato! Confira.

Tamanho

A caixinha deve ser grande o suficiente para o gato conseguir dar um giro completo em volta de si mesmo, assim, ele ficará confortável para escolher a melhor posição.

Quantidade de caixas

Muitos tutores não sabem quantas caixas de areia devem ter em casa. O ideal é ter pelo menos uma a mais do que o número de pets, ou seja, se você tem dois gatos, espalhe três caixas por diferentes locais da casa. Um dos principais motivos para ter uma caixa a mais é a limpeza: seu gato não vai usar a caixa de areia se ela estiver suja, e se ele não encontrar outra opção, pode ser que faça as necessidades em lugares inadequados.

Localização

Na hora de distribuir as caixas de areia pela casa ou apartamento, leve em conta esses três pontos:

  1. Não deixe a caixa próxima ao local em que o gato faz as refeições, ou seja, onde ficam os potinhos de ração e água.
  2. Se você tem mais de um gato, não coloque todas as caixas em um mesmo cômodo. Isso pode gerar brigas por território e até o impedimento do uso de um dos pets.
  3. Não coloque a caixa perto de portas, em locais barulhentos, como lavanderia, ou em lugares de passagem, como corredores.

Quantidade de areia

Colocar pouca areia dentro da caixa pode dificultar a vida do seu gato, já que esses animais gostam de fazer pequenos buracos e enterrar as fezes. O ideal é ter uma camada média de areia, de 5 a 7 cm. Outro fator importante: nunca utilize outros materiais para substituir a areia. Eles podem se machucar, ingerir as substâncias ou até mesmo recusar a caixa.

Limpeza

Para manter a caixinha sempre limpa, retire as fezes pelo menos duas vezes ao dia. A cada 10 dias, deve-se realizar a troca da areia e a limpeza do recipiente: evite usar produtos com amônia, pois o cheiro pode remeter à urina e espantar o gato, já que vai parecer suja.

 

Se você nunca teve um gatinho e está se preparando para receber o novo pet, confira nosso post especial com várias dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *