Seu filhote fofinho está se tornando um cão raivoso, que rosna e late para todos? Ou o seu cão adulto começou a ficar mais agressivo sem motivo aparente, te deixando confuso e sem saber o que fazer?
A agressividade em cães pode ser algo normal, entretanto, é importante descobrir a causa dessa hostilidade para saber se está ocorrendo algo mais grave com o seu cãozinho. Um cachorro agressivo não é um cachorro mau, só precisa de orientação para modificar seu comportamento.
Desde pequeno, cães predispostos a serem agressivos costumam dar sinais desse comportamento, mas muitos tutores não notam ou acreditam que seja algo normal. Por isso, é importante sempre acompanhar a evolução do seu pet, assim você entenderá sua personalidade e saberá melhor como ajudá-lo.
Cachorros que são maltratados podem se tornar agressivos, assim como cães que sentem que seu território está ameaçado, por exemplo com a chegada de um outro animal de estimação ou outra pessoa no lar. Questões genéticas também podem ser a causa, já que existem raças que são agressivas por natureza, como chow chow e rottweiler, entre outras.
Confrontar incisivamente e até mesmo punir de forma física não vai fazer o seu cachorro melhorar, muito pelo contrário. Ao agir dessa forma, é possível que ele se torne ainda mais agressivo, pois sentirá raiva e remorso de você.
É importante entender o seu cão. Muitas vezes o animal apenas é medroso e rosna para tentar se proteger, em outros casos, pode ser que ele seja muito ansioso e descarregue isso de forma equivocada. Tente manter tolerável o nível de estresse desses cães, assim eles serão menos hostis.
Em alguns casos um treinamento pode ajudar bastante, embora não consiga retirar 100% da agressividade do animal. Treinar obediência básica faz com que o cão aprenda a se comunicar e a ouvir melhor o seu tutor, o que é muito importante durante uma crise agressiva, por exemplo.
Caso você não consiga identificar o que está causando essa agressividade, é importante levar o animal a um veterinário, pois tomar ações para corrigir o comportamento sem saber as suas causas pode criar mais problemas do que se tinha no começo.
Assim que seu cão começar a apresentar sinais agressivos, como rosnar e tentar atacar outras pessoas e animais, procure ajuda profissional. É muito melhor tentar resolver o problema logo no início do que esperar que a situação fique ainda mais séria.