fbpx

Seu animal está obeso? Veja como reverter a situação

Você sabe como ocorre a gestação canina?
19 dezembro, 2018
Aprenda a amenizar o comportamento compulsivo em cães
19 dezembro, 2018

A obesidade pode acometer gatos e cachorros, e é principalmente causada pelo sedentarismo, alimentação em excesso ou de maneira errada. Cães e gatos obesos podem desenvolver diversas outras doenças, como diabetes, problemas cardíacos e até problemas ósseos causados pelo peso em excesso, como o abaulamento da coluna. Para evitar que a situação chegue em um nível crítico, algumas medidas devem ser tomadas quando se tem um pet obeso. O ideal é consultar um veterinário que possa explicar exatamente o que deve ser feito, mas o próprio tutor já pode mudar alguns hábitos em casa para contribuir com a saúde do animal. Confira algumas dicas:

Passeios regulares

Se seu pet não tem o hábito de fazer exercícios, começar vai ser uma tarefa difícil, mas não impossível. Inicie o processo dando voltas curtas, até que o animal se acostume com o movimento. Aumente o tempo e a intensidade gradativamente, e intercale com dias de descanso para que músculos possam se recuperar. Alguns gatos também podem passear em coleiras especiais.

O ideal é que seu cachorro tenha pelo menos 15 minutos de atividades físicas diárias.

Se você não tem tempo para levar seu pet passear, confira aqui outras maneiras de mantê-lo saudável!

Ração especial

Em alguns casos, é possível que o veterinário indique alguma ração especial de baixo teor de gordura para ajudar no emagrecimento do seu pet. Nesse período, o ideal é que seu pet ingira somente a ração indicada, e os petiscos e outros agrados sejam cortados até que o peso se estabilize. Biscoitos em excesso para gatos e cães contribuem para a obesidade.

Visite o veterinário regularmente

Às vezes, seu pet pode estar engordando por outro motivo. Algumas doenças, como hipotireoidismo, fazem com que cães e gatos ganhem peso mesmo sem estarem ingerindo grandes quantidades de comida. Nesses casos, a avaliação de um especialista é necessária para que seu amigo volte a ser saudável sem complicações. Por isso, não deixe de levar seu animalzinho ao veterinário regularmente.

Se seu pet está mais gordinho e você precisa de ajuda, procure um de nossos veterinários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *