fbpx

Saiba como acostumar o cachorro com o bebê da casa

Mau hálito? Saiba como escovar os dentes do gato!
15 outubro, 2019
Como deixar seu cachorro mais calmo
29 outubro, 2019

A chegada de um bebê muda a rotina de todos, inclusive do cachorro. Acostumado a ser o centro das atenções, o pet precisará entender a nova divisão de tempo dos tutores, se acostumar com novos horários e barulhos e, o mais importante, com uma criança em casa.

Todas essas mudanças podem deixar o cachorro estressado, ansioso, deprimido e até desencadear problemas de comportamento, como agressividadetranstorno obsessivo compulsivo. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas de como acostumar o cachorro com o bebê e tornar esse momento especial para todos da casa!

Comece a educar o cachorro assim que souber da novidade

Algumas mudanças na casa são inevitáveis com a chegada do bebê, e prever quais delas podem afetar seu pet é fundamental para evitar transformações repentinas que possam causar estresse.

Se seu cachorro dorme com você no quarto, por exemplo, comece a treiná-lo o quanto antes para dormir em outro local. As mudanças gradativas são menos impactantes, assim, o pet vai ter tempo para se acostumar com o novo ambiente. 

Esse pensamento serve para todos os comportamentos que precisam sofrer algum tipo de alteração: subir nos móveis, fazer xixi no lugar certo, horários de passeio, locais em que o pet entra dentro de casa etc. 

É muito importante que esse treinamento comece o quanto antes, pois não é de uma hora para outra que o cão irá se acostumar com novas rotinas.

A chegada do bebê

O primeiro contato é muito importante para acostumar o cachorro com o bebê, já que é um evento completamente novo para o cão. Lembre-se: se você se mostra agitado e ansioso, seu pet ficará assim também, por isso, tente se manter calmo e mostrar naturalidade.

Por instinto, seu cão tentará se aproximar e cheirar o bebê, para tentar identificar o que é. Não deixe que isso aconteça sem a supervisão de alguém, pois mesmo sem querer, o pet pode assustar ou até machucar a criança.

Para acostumar o cachorro com o bebê, associe o neném com coisas boas: recompense bons comportamentos com petiscos e carinhos, não tente empurrar seu cão bruscamente se ele tentar se aproximar, não grite com ele quando estiver com a criança no colo e, o mais importante, não esqueça de dar atenção para o seu amigo peludo.

Um dos comportamentos que mais afetam os cães é a perda de contato com os tutores. É claro que, com a chegada de um filho, é normal o cão ficar no segundo plano, e isso pode fazer com que ele veja a criança como uma barreira.

Para evitar que seu cãozinho seja deixado completamente de lado, invista em momentos em que os dois possam estar juntos (bebê e cachorro), por exemplo na sala de televisão ou na hora das refeições na cozinha. Mas sempre esteja perto e nunca deixe os dois sozinhos sem supervisão!

 

É normal que algumas mudanças de comportamento aconteçam, mas se você notar que seu pet não está comendo, se lambendo e se mordendo muito ou qualquer outro sinal de estresse, consulte um de nossos veterinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *