fbpx

Sabe lidar com um cachorro ciumento? Confira 3 dicas para ajudar seu pet

Como levar seu pet em viagens internacionais
29 janeiro, 2019
Cuidados especiais com cães de pelo longo
19 março, 2019
Cachorro-Ciumento

Lidar com um cachorro ciumento pode ser engraçado e, em certa medida, despertar uma resposta afetuosa no tutor. Afinal, são muitos os vídeos de pets agindo com ciúme de seus tutores que estão bombando na internet.

O ciúme, no entanto, pode trazer alguns problemas de socialização quando toma grandes proporções. Se o comportamento não for corrigido, você pode acabar tendo um animal que não aceita suas interações com outros cachorros ou até mesmo com outras pessoas.

Existe também a necessidade de cuidados específicos durante a integração de outro animal à casa. Se é um desafio fazer o seu pet entender que outra pessoa ou outro animal não vão mudar sua relação com ele, preste atenção nas próximas dicas!

Identificando o ciúme prejudicial

Alguns comportamentos dão dicas de que o seu cachorro pode estar sofrendo com o ciúme. O tutor deve estar atento a alguns sinais que podem indicar um ciúme prejudicial:

  • Mudanças de comportamento diárias, como rosnar para atitudes que antes não o incomodavam;
  • Irritação e latidos excessivos quando pessoas que ele não conhece e outros animais chegam na casa ou próximos a você;
  • Morder objetos que ele não costuma morder para chamar sua atenção quando você está interagindo com alguém ou com outro animal;
  • Perseguir a pessoa ou o animal a cada passo dado na casa, mostrando comportamento obsessivo.

Estes são alguns sinais primários. Quando não corrigidos podem chegar a desenvolver o ciúme patológico. Está enfrentando algo parecido? O Pet Doctor separou algumas dicas que podem te ajudar.

  1. Educação desde filhote

Acostumar o seu cachorro a socializar com outras pessoas e outros animais desde filhote é um passo importante para nutrir relações saudáveis e evitar comportamentos de ciúme em excesso. Uma dica importante é sair para passear com outro animal. Dividir momentos de lazer com novos cães vai mostrar a seu pet que outras pessoas ou outros bichos são, na verdade, companhias de bons momentos, e não ameaças.

  1. Novo cachorro em casa

Neste processo, seu pet pode reagir de inúmeras formas. A educação e a personalidade dele vão definir a intensidade do desafio que você terá para trazer um novo animal para casa. Deixar que eles se conheçam antes da mudança definitiva e sempre interagir primeiro com o seu pet antes de interagir com o novo animal podem facilitar o processo. Não os deixar a sós nos primeiros dias também é uma boa medida de segurança. Vai passear? Coloque a guia primeiro no seu pet mais velho, depois no novo membro da casa. Vai colocar ração ou dar petiscos? Primeiro dê ao seu amigo que está com você há mais tempo, depois ao mais novo. Essas são pequenas formas de evitar a ansiedade no seu pet, mostrando que ele ainda é prioridade em sua vida.

  1. Atenção ao seu comportamento 

O seu pet é um reflexo do seu comportamento. Ao identificar sinais de ciúmes, cabe a você corrigir da forma mais efetiva. Lembre-se que autoridade nada tem a ver com castigo físico. Mostre que é você quem dita as regras e que elas devem ser respeitadas, mas sem criar distanciamento entre você e seu amigo. Para que seu cachorro ciumento não extrapole nas reações, corrija e mostre que a sua relação com ele é forte. Acalmá-lo e incentivar comportamentos corretos também é importante. Então, use carinho e petiscos adequados toda vez que vê-lo acertar!

Responsabilizar-se pela saúde e pelo bem-estar dos pets é um desafio diário, mas bastante recompensador quando temos animais felizes e com qualidade de vida. Se os comportamentos persistirem, procure um veterinário especializado em adestramento e comportamento animal para te ajudar.

O Pet Doctor é um forte aliado na sua relação com o seu pet, oferecendo serviços de alta qualidade e produtos próprios que podem te ajudar com todas as etapas de adaptação, educação e garantia de bem-estar.

Clique e conheça todos os nossos serviços. Aguardamos o seu contato: (41) 3342-7077.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *