fbpx

Principais causas da gastroenterite em cães

Banho e tosa: saiba se seu pet está sendo bem cuidado
8 fevereiro, 2018
Animais de estimação com donos fumantes podem ter câncer e outras doenças
8 fevereiro, 2018

A gastroenterite é uma inflamação no estômago e no intestino delgado que causa dor abdominal, diarreias e vômitos. Os cachorros também podem sofrer dessa enfermidade que, apesar de ser comum, nem sempre é de fácil detecção.

Nesses casos, o veterinário investiga as causas mais comuns da doença para realizar o diagnóstico. Algumas causas possíveis:

– Ingestão de plantas tóxicas

– Infecções sistêmicas, como infeção no trato urinário, meningite ou pneumonia

– Ingestão de alimentos em mau estado

– Consumo de água contaminada

– Contato com cães doentes

– Tumores

– Envenenamento

– Obstrução interna por corpos externos

– Problemas hormonais

Principais sintomas da gastroenterite

Não é muito incomum que cães vomitem, pois costumam comer rápido demais, entretanto, quando o evento se repete com frequência, pode ser gastroenterite. Fique atento a esse sintoma, além de apatia, câimbras abdominais, diarreia, perde de apetite e sede excessiva.

Como tratar a gastroenterite?

Ela não tem cura, mas é possível aliviar os sintomas. O primeiro passo é deixar o cão em jejum, retirando a comida por 24 horas. Depois desse período, dê comida aos poucos, em pequenas quantidades. Não se esqueça que seu cãozinho precisa ficar hidratado, portanto, ofereça água a vontade para ele.

Durante a doença ocorre a perda de líquidos e de sais minerais, o que causa a desidratação. Outra forma de hidratá-lo é oferecendo uma bebida isotônica diluída em água.

Consulte um veterinário

A doença pode ser tratada em casa, mas se o animal for filhote, se tiver sangue no vômito ou fezes, se os vômitos se prolongarem por mais de dois dias e se no terceiro ou quarto dia o animal não se alimentar, o correto a fazer é levá-lo a um veterinário para que as medidas adequadas sejam tomadas. Nunca medique o seu pet por conta própria, consulte sempre um profissional especializado.

No Pet Doctor temos veterinários para atender você, venha nos conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *