fbpx

Por que meu cachorro late tanto? Confira 5 prováveis motivos!

Como ensinar o gato a usar o arranhador
2 setembro, 2019
Queda de pelo em gatos: o que pode ser?
2 outubro, 2019

 

O latido é uma forma de comunicação natural dos cachorros, tanto com outros animais quanto com humanos, mas que pode se tornar uma dor de cabeça para os tutores caso sejam excessivos, principalmente para os que moram em condomínios ou apartamentos. Se você já se perguntou “por que meu cachorro late tanto?”, primeiro é preciso entender o que o latido significa, tentar identificar a causa e então, procurar uma solução. 

 

Confira 5 motivos pelos quais seu cão pode estar latindo!

 

  • Perigo

 

Quando pensamos “por que meu cachorro late tanto?”, a primeira resposta que nos vêm à cabeça é sinal de perigo, afinal, esse é o tipo de latido mais comum e mais instintivo dos pets.

Os cães são animais sociais, e que protegem o grupo no qual estão inseridos (seja com pessoas ou outros cães), por isso, ao menor sinal de perigo, latem para avisar os demais.

Se você notar que seu cachorro está latindo mais que o normal, verifique o motivo: pode ser um estranho próximo a residência, um barulho alto de carro ou moto ou até outros animais nas proximidades.

 

  • Tédio ou Ansiedade

 

Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver comportamentos compulsivos causados pelo tédio e ansiedade. Nos casos dos cães, esse sentimento pode se manifestar por meio do latido e uivos.

Esse comportamento é muito comum em cães que passam muito tempo sozinhos em casa, ou que sofrem de ansiedade por separação. Dependendo da altura e da frequência dos latidos, isso pode ser um grande problema de convivência com os vizinhos!

Se esse for o caso do pet, consulte um veterinário!







  • Fome

 

Latir é uma maneira que os cães encontraram de avisar aos tutores que estão com fome ou sede! 

Esse tipo de latido tem um som diferente dos demais, e costuma ser mais insistente e diretamente voltado ao tutor ou ao prato de comida.

Para evitar essas situações, mantenha o potinho de água sempre cheio e limpo, e cria uma rotina de alimentação, com horários fixos.

 

  • Dor

 

Cada cão tem uma maneira diferente de sinalizar que está com dor: alguns ficam quietos e encolhidos, outros podem começar a latir para tentar chamar a atenção do tutor. De qualquer maneira, é preciso ficar atento aos outros sintomas de dor em pets:

  • Falta de apetite;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Agressividade repentina;
  • Lambidas excessivas em um local.

 

Se você notar alguma mudança de comportamento, não deixe de levar seu cãozinho ao veterinário!

 

  • Atenção

 

Assim como os bebês choram para chamar a mãe, os cães podem latir para conseguir chamar a atenção dos tutores. Se seu pet estiver latindo e aquela perguntinha “por que meu cachorro late tanto?” passar pela sua cabeça, talvez ele só esteja um pouco carente e querendo carinho!

Esse comportamento pode ser mais comum em cães que não ficam dentro de casa. É uma maneira de avisarem que querem entrar ou sair.


Quer saber mais sobre o comportamento do seu pet? Confira nosso post 5 curiosidades sobre o comportamento canino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *