Quem convive com um pet em casa sabe que, em muitos momentos, basta uma abanada de rabo ou um pulo surpresa para deixar o dia mais feliz. E isso não é conversa de mãe e pai de pet não! Diversos estudos comprovam os benefícios de ter um cão ou gato em casa, seja para crianças seja para adultos.
Na terceira idade, a convivência de pets e idosos tem vários pontos positivos. Confira alguns:
Um estudo da British Columbia University, no Canadá, descobriu que conviver com cães pode diminuir o estresse por até 10 horas.
Na pesquisa, 246 estudantes passaram pela experiência e os cientistas perceberam que a redução do estresse foi mais duradoura no grupo que passou mais tempo com os animais.
Isso acontece porque, ao acariciar um animal, o cérebro recebe diversos estímulos que liberam hormônios do bem-estar e relaxamento, como a endorfina.
Cães e gatos incentivam brincadeiras e exercícios, em maior ou menor nível. Só o fato de ter que se levantar para alimentar o animal, limpar o local onde ele fica ou dar pequenos passeios já ajuda a combater o sedentarismo, condição que afeta a maioria dos idosos.
Muitos idosos começam a apresentar problemas na autoestima relacionados ao senso de utilidade. A aposentadoria, a falta de um trabalho diário e de responsabilidades podem desencadear diversos sentimentos negativos. Um pet pode ajudar a recuperar essa motivação, já que cães e gatos necessitam de cuidados, atenção e motivam a pessoa a realizar diversas atividades, dentro e fora de casa.
A solidão pode ser uma das maiores inimigas para quem está na terceira idade. Por serem carinhosos, precisarem de companhia e de cuidados constantes, cães e gatos atuam como ótimos suportes emocionais, ajudando no combate à tristeza, solidão e até depressão.
Um estudo da Universidade de Minnesota mostrou que gatos podem reduzir as chances do tutor de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Apesar de não explicar a causa, acredita-se que isso se deve ao fato de os gatos ajudarem seus tutores a relaxar e a controlar a ansiedade.
Voltando ao ponto do sedentarismo, o exercício ajuda a reduzir o nível de açúcar e gordura no sangue e ainda ativa o sistema imunológico, melhorando a saúde do organismo, e tornando-o mais saudável de maneira geral.
Pets são tudo de bom, não é mesmo?