fbpx

Pets e crianças: confira os benefícios dessa relação

Playlist Pet no Spotify: como funciona?
26 fevereiro, 2020
Primeiros-socorros para animais: o que fazer em emergências
26 fevereiro, 2020

Muito além da companhia e da amizade, os animais de estimação podem trazer grandes benefícios para o desenvolvimento de crianças de todas as idades. Especialistas afirmam que o convívio entre pets e crianças não resulta apenas em diversão e lazer, o desenvolvimento de um senso de responsabilidade maior e de habilidades emocionais e sociais também são outras vantagens da presença de animais na vida dos pequenos.

Se sua família está pensando em receber um pet em casa, confira todos os benefícios da relação entre pets e crianças!

Sistema Imunológico

Muitos pais escolhem não ter pets por medo de desencadear alergias nos filhos. Porém, estudos da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança desenvolver alergias respiratórias são 33% menores com um bicho de estimação. Cães e gatos ajudam a fortalecer o sistema imunológico das crianças, fazendo com que o corpo ganhe mais resistência a algumas substâncias

Senso de Responsabilidade

Pets são uma ótima maneira de ensinar crianças a terem senso de responsabilidade. Aquele novo integrante da família é totalmente dependente, e precisa de alguém para lhe dar comida, passear, dar banho, manter o local em que ficam limpo, manipular remédios e oferecer amor e carinho. Assim, os pequenos vão aprendendo que nem tudo é só brincadeira, e é muito importante que os responsáveis incluam as crianças nos cuidados obrigatórios com os animais. 

Desenvolvimento de Crianças Especiais

Os pets podem ser grandes aliados de crianças com necessidades especiais, independente da dificuldade ser física ou mental, pois promovem o sentimento de responsabilidade, amor e proteção.

Estudos já confirmaram, por exemplo, que crianças e adolescentes autistas que crescem ao lado de animais têm menos problemas para conviver em sociedade mais tarde, pois adquirem noções de respeito e responsabilidade mais cedo. Além disso, os animais também ajudam o controle da ansiedade e agressividade, muito comum em pequenos que estão dentro de espectro autista. 

Timidez

Cães são ótimos para ajudar crianças a socializar, principalmente durante os passeios. Como muitas crianças gostam de animais, é muito provável que o cão chame a atenção de outros pequenos, fazendo com que o tutor converse e interaja com outras pessoas. 

Exercícios Físicos

Cães e gatos incentivam brincadeiras e exercícios, mesmo quando estão dentro de casa. A rotina de passeios mais longos também auxilia no controle da gordura e açúcar corporal, e na prevenção de doenças como diabetes e obesidade infantil. 

Reduz os níveis de ansiedade e estresse

É cientificamente comprovado que interagir com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.

Um estudo da British Columbia University, no Canadá, descobriu que conviver com cães pode diminuir o estresse por até 10 horas! 246 estudantes passaram pela experiência e os cientistas perceberam que a redução do estresse foi mais duradoura no grupo que passou mais tempo com os animais. 

E isso acontece mesmo sem ser ao vivo: um estudo realizado pela Indiana University Bloomington descobriu que assistir a vídeos de gatinhos aumenta a energia e causa emoções positivas, diminuindo sentimentos negativos e o estresse!

Confira algumas raças de cães que se dão bem com crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *