fbpx

O que levar em consideração antes de comprar cachorros de raças?

Você já ouviu falar em catnip? Conheça a “erva do gato”
Você já ouviu falar em catnip? Conheça a “erva do gato”
21 maio, 2021
O que levar em consideração antes de comprar cachorros de raças?

Incluir um pet em nossa vida não é uma decisão qualquer.  As responsabilidades que acompanham os tutores são de longa data e por isso, muitos pontos precisam ser levados em consideração antes de comprar um cachorro, inclusive se ele for de raça.

A cada ano, os pets que são integrados a novas famílias aumentam. Segundo uma pesquisa realizada pelo Pet Censo, em 2019, já tínhamos 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil.

Por se tratar de uma escolha relevante, que afeta diretamente a vida do pet e do tutor, confira o que considerar antes de comprar cachorros de raças.

Macho ou Fêmea?

Escolher entre um macho ou fêmea é uma consideração importante antes de comprar um cachorro de raça. Enquanto as fêmeas possuem uma personalidade mais calma e cuidados diferentes, os machos possuem um senso territorialista mais forte, podendo ser um problema caso a casa tenha outros bichos.

Além disso, as fêmeas precisarão de atenção especial no período do cio, por ser uma fase mais delicada.

Porte do cachorro

Possui preferência por raças de porte pequeno, médio ou grande? Para escolher a melhor raça, que se adeque ao ambiente e viva saudável, considere o tamanho de sua residência. 

Para que o pet não se sinta muito sufocado em um lugar pequeno, (se ele for de grande porte), ou se sinta solitário em uma casa imensa, (caso ele seja de pequeno porte), avalie as condições de espaço antes de integrar o cão na família. 

Canis legalizados

Seguiu todas as dicas e está decidido a comprar o pet? Visite antes o canil. 

Durante as visitas se certifique de checar:

A documentação do canil: é a forma de comprovar a filiação à CBCK;

A ração dos animais: veja se eles recebem alimento de qualidade;

A carteira de vacinação: para se certificar se a vermifugação e vacinas estão em dia;

Local onde os animais ficam: os pets possuem espaço suficiente para suprir todas as suas necessidades? Além disso, cheque as condições de limpeza e observe os cãezinhos de perto.

Não banalize as questões ligadas ao pet. Se preferir comprar um cachorro, no lugar da adoção, escolha um estabelecimento responsável e que não financie a criação ilegal e abusiva de animais domésticos ou exóticos.

Personalidade da raça

Na hora de comprar um cachorro de raça, a personalidade dele também deve ser levada em conta. Assim como nós, as personalidades dos pets são únicas e precisam ser respeitadas.

É preciso compatibilidade. Se você é uma dessas pessoas que não param, com espírito aventureiro, certamente um pet mais calmo e sem um bom condicionamento físico não conseguirá lhe acompanhar e também o contrário.

Algumas raças tranquilas são Basset Hound, Pug, Bulldog Inglês e Shar Pei; outras mais agitadas são Labrador, Golden Retriever, Border Collie, Pastor Alemão e Pastor Australiano.

Dica extra: Tipo de pelo

Um tópico interessante que pode ser levado em consideração antes de comprar um cachorro de raça, é o tipo de pelo do animal. Existem algumas raças que são caracterizadas por seus pelos, como o Lhasa Passar, Setter inglês ou o Skye Terrier, assim, essas raças exigirão mais cuidados do tutor.

Longos ou curtos, com maiores camadas de subpelos ou não, se os tutores possuírem alergias, o ideal é dar preferência às raças hipoalergênicas, como os Terrier e os Galgos. 

A escovação dos cães de pelo longo, podem ser feitas de duas a três vezes por semana para evitar o acúmulo de pelo morto e de pelo curto, de três ou quatro vezes por mês e de uma a dois banhos por semana.

Lembrando também que em épocas mais frias, os pelos precisam de cuidados especiais, com tosas específicas, assim como outros cuidados do pet no inverno.

Se estiver pensando em adoção, saiba também o que levar em conta antes de adotar um cachorro. Para mais informações, entre em contato com os nossos veterinários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *