Você sabe o que é toxoplasmose? Se você é tutor dos felinos, é possível que alguma vez já tenha cruzado com essa doença que permeia o mundo dos gatos.
A toxoplasmose preocupa principalmente mulheres grávidas, já que a doença pode interferir na formação do feto. Mas isso não significa que elas não possam entrar em contato com gatos, ou mesmo que precisem evitar o bichinho de estimação, afinal, nem todos os gatos podem passar doenças para os humanos, apenas os contaminados.
A Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii, que pode ser encontrado nas fezes de felinos infectados, mas também, em carnes cruas infectadas, verduras mal lavadas e até em água contaminada. Assim como os humanos, os gatos só contraem a toxoplasmose por meio do contato com alimentos infectados com o protozoário.
O que muitos tutores não sabem, é que essa zoonose dificilmente é transmitida diretamente dos gatos para as pessoas. A falta dessa informação acaba gerando abandono e maus tratos dos bichanos por muitas pessoas que acreditam no mito que todos os felinos carregam a doença.
Quando está infectado, o gato não apresenta sintomas tão perceptíveis. O protozoário se multiplica no felino por algumas semanas, fazendo com que o gato solte os ovos do parasita pelas fezes.
Os sintomas não são frequentes, mas o felino pode apresentar febre, falta de ar e anorexia, que são indícios da doença.
Para o diagnóstico, é orientado que, se houver qualquer um dos sintomas apresentados, o tutor leve seu pet a um médico veterinário para ser examinado. O profissional solicitará um exame laboratorial de sangue para um diagnóstico mais preciso.
A transmissão ocorre principalmente por:
Gatos que se alimentam apenas de ração e que vivem em casa ou apartamento, sem acesso à rua, dificilmente poderão contrair e transmitir a toxoplasmose.
Ao diagnosticar a doença, o veterinário irá prescrever antibióticos por no mínimo duas semanas e controlará a evolução e a recuperação do felino.
Preste atenção nas atividades do bichano, assim, você estará atento para que ele não coma carne crua ou consuma água contaminada na rua.
Para evitar que seu pet fique doente, acostume-o a ficar dentro de casa e sem muito acesso a áreas externas.
Mantenha seu gato sempre saudável com visitas regulares ao veterinário. Conheça nossos serviços!