fbpx

O que é o pedigree de um cachorro?

O que são as zoonoses?
O que são as zoonoses?
15 dezembro, 2020
Esporotricose: conheça essa doença comum em gatos
Esporotricose: conheça essa doença comum em gatos
15 dezembro, 2020
O que é o pedigree de um cachorro?

Se você tem, ou está interessado em ter um cachorro de raça, já deve ter ouvido falar na palavra “pedigree”. Mas você sabe o que isso significa? O pedigree faz diferença na hora de escolher um pet? Confira as respostas para essas perguntas!

O que é o pedigree?

O pedigree é um documento de origem do cão, emitido apenas por órgãos oficiais como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). 

Basicamente, o pedigree serve para confirmar que o cão é mesmo daquela raça específica, sem nenhum outro cruzamento na família. No certificado, é possível saber quem são os pais, avós e até bisavós do seu pet.

O pedigree costuma acompanhar cães vendidos por canis especializados e regularizados, como prova de que o comprador está adquirindo um exemplar puro. Além de aumentar o valor dos filhotes, também gera credibilidade para o criador, já que é necessário seguir alguns critérios para poder regularizar o documento.

Porém, antes de comprar um cachorro, ou qualquer outro animal de raça, recomendamos que o tutor visite o canil para conferir as condições do pets.

Comprei um cachorro sem pedigree, e agora?

Na teoria, cães de raça sem pedigree não podem ser considerados puros. Isso porque não existe maneira de comprovar que nenhum outro cruzamento foi feito. 

Porém, o pedigree só se torna indispensável se seu cão for competir ou participar de algum evento oficial dos Clubes de Cães, ou caso você deseje criar filhotes reconhecidos pelas associações.

Se você comprou um filhote sem o certificado, ainda é possível obtê-lo depois. Ele pode receber um Certificado de Pureza Racial (CPR) emitido por um Kennel Clube regional. Para isso, é necessário um agendamento para uma avaliação com árbitros da CBKC, que vão verificar se o seu animal está de acordo com o padrão da raça. O processo pode levar em torno de 120 dias.

Independentemente do pedigree, o Pet Doctor reforça que ter um pet implica em diversas responsabilidades. Antes de comprar ou adotar um cãozinho ou qualquer outro animal, reflita, pois você estará selando um compromisso a longo prazo. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *