fbpx

O que é gravidez psicológica canina?

FeLV: conheça a leucemia felina
FeLV: conheça a leucemia felina
1 setembro, 2020
O que levar em conta antes de adotar um cachorro?
O que levar em conta antes de adotar um cachorro?
29 setembro, 2020
gravidez psicológica canina

O fato de entrar no cio e não gerar filhotes pode desenvolver uma gravidez psicológica nas fêmeas. Trata-se de uma doença que imita todos os sintomas de uma gravidez real, porém, sem a cadela estar prenha: produção de leite, aumento do volume abdominal e até a mudança de comportamentos, como preparação do ninho e agressividade. Em alguns casos, a cachorrinha pode inclusive “adotar” um objeto e passar a tratá-lo como filhote.

Também conhecida como pseudociese, a gravidez psicológica é uma doença grave que atinge cadelas não castradas, já a partir do primeiro cio, o que pode acontecer por volta dos 6 meses de vida. Se você é tutor de uma fêmea nessas condições, confira os sintomas e saiba como identificar a doença.

Sintomas da gravidez psicológica canina

  • Aumento das mamas
  • Produção de leite
  • Aumento abdominal
  • Organização de um ninho
  • Adoção de objetos
  • Apatia
  • Agressividade
  • Falta de apetite
  • Perda de Peso
  • Uivos e choros contínuos 

Por que acontece a gravidez psicológica?

Durante o cio, as cadelas sofrem bruscas mudanças hormonais. Em alguns casos, pode ocorrer o descontrole da produção de progesterona, que resulta na gravidez psicológica. 

Há teorias de que essa doença é um resquício de quando os cães selvagens viviam em bandos. Quando uma cadela apresentava os sintomas mesmo ser estar prenha, acabava alimentando e adotando filhotes das outras, por isso não sofria com infecções secundárias. 

Tratamento e prevenção

O tratamento para uma gravidez psicológica canina é a normalização hormonal, além de possíveis remédios para dores e infecções. 

A castração é a única maneira de prevenir que sua cadela desenvolva uma pseudociese. O procedimento cessa a produção hormonal do animal e, consequentemente, sua cachorrinha não entra mais no cio.

Além disso, a castração ajuda a prevenir diversas doenças hormonais que podem aparecer após um quadro de gravidez psicológica, como câncer, neoplasia, mastite e piometra. 

A gravidez psicológica canina é muito grave e pode deixar diversas sequelas no animal, principalmente comportamentais. Por isso, se perceber qualquer mudança no seu pet, consulte imediatamente um de nossos veterinários. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *