fbpx

Fim da quarentena? Veja dicas para acostumar o pet com a sua ausência 

cães também podem doar sangue
Cães também podem doar sangue: entenda como funciona
3 agosto, 2020
Cinomose: o que você precisa saber sobre essa doença
Cinomose: o que você precisa saber sobre essa doença 
3 agosto, 2020
Fim da quarentena? Veja dicas para acostumar o pet com a sua ausência

Apesar de ainda não se saber quando será o fim da quarentena e das regras de isolamento social, uma coisa é certa: todos estamos ansiosos para retomar nossas atividades fora de casa. Mas e os pets, como vão lidar com isso?

Muitos tutores passaram a ficar muito mais tempo em seus lares e, por isso, acostumaram cães e gatos à sua companhia. Com o fim da quarentena, será preciso acostumá-los com a ausência e uma nova rotina. Confira algumas dicas para tornar esse processo menos doloroso para os pets:

Rotina anterior

Como era a rotina do seu cão ou gato antes dessa quarentena? É importante retomar horários de alimentação, passeio e brincadeiras o quanto antes para o pet ter tempo de se acostumar.

Aprenda a dizer tchau

Para o pet, a parte mais difícil será, sem dúvidas, reaprender a ficar sozinho. Se vocês passam o dia inteiro juntos, inclusive no horário habitual de trabalho, é importante treinar o pet para ficar sem você. Uma dica é deixá-lo para fora do quarto ou do escritório durante o expediente.

Aos poucos, quando precisar sair de casa, treine seu pet a dizer tchau. Isso significa se despedir rapidamente, sem muitas prolongações, beijos e abraços, o que pode deixar o pet ansioso. Na volta, tente manter o mesmo comportamento, mesmo que ele faça muita festinha.

Brinquedos e enriquecimento ambiental

Para distrair seu pet na sua ausência, aposte em brinquedos e enriquecimento ambiental. Para os gatinhos, arranhadores em diversos níveis e brinquedos que emitem sons e luzes são ótimas opções. Já os cães podem preferir brinquedos de morder para passar o tempo.

E você não precisa gastar muito para deixar seu pet entretido! Uma dica que funciona para cães e gatos é esconder um pedaço de ração ou petisco dentro de uma bolinha vazada. Você pode até usar uma garrafa pet com furinhos. Assim, ele sentirá o cheiro da ração e ficará distraído tentando retirá-la. 

Creches 

Se você reparou que seu cão ficou mais estressado que o normal e não está se adaptando muito bem à nova rotina, uma boa opção pode ser deixá-lo em uma creche durante o dia. Lá, ele vai gastar muita energia brincando e conhecendo outros cachorros. 

Mas antes, confira se o calendário de vacinação e vermifugação está em dia!

E se precisar de ajuda, conte com a nossa equipe de veterinários.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *