fbpx

Enriquecimento ambiental para gatos: confira dicas e ideias

Alzheimer canino: tudo sobre a doença que atinge cães idosos
Alzheimer canino: tudo sobre a doença que atinge cães idosos
29 março, 2021
Enriquecimento ambiental para cães - Confira dicas e ideias
Enriquecimento ambiental para cães: confira dicas e ideias
29 março, 2021
Enriquecimento ambiental para gatos: confira dicas e ideias

Já ouviu falar em enriquecimento ambiental para gatos? Imprescindível para muitos animais, se trata de uma otimização do local de convívio, sendo extremamente importante para o desenvolvimento e bem-estar dos pets.

Essa melhoria permite que o gato tenha mais experiências e novos desafios, sinta-se mais atraído e se movimente mais, tornando o local em que habita bem mais rico de diversas formas.

Benefícios do enriquecimento ambiental para gatos

O objetivo do enriquecimento ambiental para gatos é distrair e afastar o tédio dos felinos. Lembra dos miados excessivos? Muitas vezes eles estão relacionados a essa carência e falta de um ambiente que os tirem do tédio. Com essa adaptação, problemas futuros, como comportamento destrutivo, agressão, depressão e ansiedade, podem ser evitados.

A falta de um ambiente rico pode gerar no felino isolamento, práticas de automutilação, comportamento compulsivo, perda de apetite e até mesmo compulsão alimentar. Por outro lado, com a movimentação gerada pelos objetos criados, aumentam-se as chances do bichano se manter em forma, estimulando seus músculos e ossos, além de criar um apetite normal e saudável.

Para dar adeus aos ambientes antiquados, confira algumas dicas e ideias de enriquecimento ambiental para gatos:

Prateleiras

À prateleira e além! Qual tutor de felino nunca resgatou seu bichano de um lugar super alto e se perguntou como ele conseguiu ir parar ali? Prateleiras em casa, principalmente se formam um caminho, é a melhor forma de manter o gato feliz e distraído. Com elas, ele pode pular bastante e se divertir mesmo que os humanos não estejam em casa para brincar.

Arranhadores

Quem é tutor de felino e não possui um móvel arranhado que atire a primeira pedra! Por terem instintos naturais de usar árvores e pedras para desestressar, se exercitar e aparar as unhas, o arranhador é fundamental para os gatinhos domésticos. Esse utensílio ajudará em três pontos: menos estresse, mais exercícios e unhas aparadas, só vantagens!

Caixas e tocas

Você sabia que as caixas e tocas são ideais para os bichanos relaxarem? Aos pets que adoram um cochilo, criar espaços para aproveitar melhor esse momento também é parte do enriquecimento ambiental. Caixas e tocas são perfeitas para aqueles que gostam de ficar escondidos.

Trilha sonora

Seja humano ou animal, quem é que não gosta de música? Aliás, você sabia que o Spotify tem uma playlist pet? É realmente animal! Mas voltando: assim como no cérebro humano, a música tem influência sobre os pets, ela é capaz de deixar o animal mais calmo ou mais agitado, e até alterar seu comportamento. Músicas com a batida mais alta e sons muito fortes, como rock ou heavy metal, podem deixar o animal estressado. Já músicas clássicas, por exemplo, tendem a deixar o pet mais relaxado e até ajudar no sono, devido ao som contínuo e ao tom mais baixo.

Brinquedos desafiadores

Nada de apenas brinquedinhos com penas, atice a curiosidade do seu gato! Aposte em bolas interativas e objetos que façam barulho. Bolinhas de adestramento são super indicadas, já que desafiam o gato a tirar o petisco. 

Para criar um ambiente rico, não é preciso itens muito elaborados. Hoje na internet, existem diversas opções DIY para seguir, criar e mudar a rotina dos bichinhos para melhor.

Viu como é fácil enriquecer ambientes para os felinos? Acompanhe o Pet Doctor para saber muito mais sobre cuidados com os pets. No caso de dúvidas, consulte um de nossos veterinários! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *