fbpx

Enriquecimento ambiental para cães: confira dicas e ideias

Enriquecimento ambiental para gatos: confira dicas e ideias
Enriquecimento ambiental para gatos: confira dicas e ideias
29 março, 2021
As 10 raças de cachorros mais populares do Brasil
As 10 raças de cachorros mais populares do Brasil
26 abril, 2021
Enriquecimento ambiental para cães - Confira dicas e ideias

Já ouviu falar em enriquecimento ambiental para cães? O ambiente em que esses pets convivem é extremamente importante para o desenvolvimento e bem-estar deles, por isso, deve ser otimizado. Deixar o local adaptado permite que o cachorro tenha mais experiências e novos desafios, além de se sentir mais atraído pelo seu entorno.

O objetivo do enriquecimento ambiental para cães é desenvolver e estimular os sentidos dos pets para que eles não desenvolvam problemas comportamentais no futuro. Os benefícios se apresentam na redução do medo e da agressividade nos animais, o que os torna mais sociáveis, inteligentes e estimulados sensorialmente.  

Existem alguns tipos de enriquecimentos ambientais, como o cognitivo, que tem o objetivo de estimular as partes mental e intelectual dos cães; o alimentar, que incentiva o comportamento de caça e de desafio; o físico, o qual estimula a atividade física e a interação com o espaço; e o social, que ajuda na socialização do pet com outros animais e pessoas.

Cada um busca alcançar os melhores resultados para o cão, garantindo a ele uma vida saudável e longa. Para dar adeus aos ambientes antiquados, confira dicas e ideias de enriquecimento ambiental para cachorros:

Trilha sonora

Nós adoramos músicas, e os cachorros também! Inclusive, você sabia que o Spotify tem uma playlist pet? Pois é! Assim como acontece no cérebro humano, a música tem influência sobre os pets: ela é capaz de deixar o animal mais calmo ou mais agitado. Músicas com a batida mais alta e sons muito fortes, como rock ou heavy metal, podem deixar o animal estressado, já músicas clássicas, por exemplo, tendem a deixar o pet mais relaxado e até ajudar no sono, devido ao som contínuo e ao tom mais baixo.

Petiscos escondidos pela casa

O esconde-esconde está diferente! Esconder petiscos pela casa deixa o cão entretido e estimula seu olfato, deixando-o ativo. Se o tutor tiver um jardim, esse pode ser um dos melhores esconderijos, afinal, cães adoram cavar! Mas cuidado, por conterem mais conservantes e sódio, é indicada apenas uma porção de dois a dez petiscos por dia.

Brinquedos desafiadores

Chega de bolinha de borracha, atice a curiosidade do seu cão! Aposte em bolas interativas, cordas grossas e objetos que façam barulho. Bolinhas de adestramento são super indicadas, já que desafiam o cachorro.

Pedaços de frutas congeladas

Eles são ótimos para o enriquecimento alimentar e sensorial, e uma ideia genial para refrescar o pet nos dias de calor. Todavia, fique atento às frutas que você pode dar a eles, pois existem muitos alimentos que são tóxicos para animais. As frutas permitidas são pêra, banana, maçã, melão, melancia, mamão, goiaba e kiwi. As demais frutas não são recomendadas.

Caminhadas

Mesmo com todo o ambiente adaptado para o seu cachorro, não se esqueça das caminhadas, pois elas estimulam os enriquecimentos ambiental, físico e social. Além disso, faz com que o cão se sinta cansado e com fome, por consequência, dormindo e se alimentando melhor. 

Viu só como o enriquecimento ambiental para cães traz benefícios? Acompanhe o Pet Doctor para saber muito mais sobre cuidados com os pets. No caso de dúvidas, consulte um de nossos veterinários! 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *