A doença do carrapato é mais comum durante as estações mais quentes do ano, e acomete principalmente cães que frequentam praças, parques e locais com bastante vegetação. Se não for tratada logo no início, pode deixar diversas sequelas no animal, e inclusive, levá-lo a morte.
Para você proteger o seu pet, preparamos esse artigo explicando como são os sintomas, o tratamento e a prevenção. Confira tudo o que você precisa saber sobre a doença do carrapato!
Existem duas doenças popularmente conhecidas como doença do carrapato. A erliquiose, quando a bactéria Erhliquia canis entra na corrente sanguínea do pet, e a babesiose, causada pelo protozoário Babesia canis. Ambas são transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus.
Quando o cachorro é infectado, a doença pode atacar órgãos importantes, como rins, pulmão e fígado. Por isso, se encontrar um carrapato no seu amigo, fique de olho no comportamento dele pelos próximos dias!
Os principais sintomas da doença do carrapato surgem de oito a 20 dias após a contaminação. Veja quais são:
Se não for tratada logo no início, outros sintomas mais graves podem surgir, como febre, anorexia, vermelhidão nos olhos e até convulsões.
Quando identificada logo no início, a tratamento da doença do carrapato é relativamente simples, feito com antibióticos receitados por um veterinário. Em casos mais graves, pode ser que o cão necessite de internamento e uma transfusão de sangue.
A prevenção contra a doença do carrapato também é simples, mas deve-se tomar cuidados especiais durante o verão e com pets que frequentam lugares abertos, campos, chácaras e fazendas.
Existem produtos específicos para repelir o carrapato, pulgas e outros parasitas que podem ser aplicados na pelagem do cão. Outro cuidado são os banhos regulares, principalmente se o animal estiver em contato frequente com a vegetação.
Se você notar algum sintoma ou tiver alguma dúvida sobre a doença do carrapato, entre em contato com um de nossos veterinários.