fbpx

Doença do Carrapato: tudo o que você precisa saber

cachorros parecidos
Qual é a raça? Conheça alguns cachorros muito parecidos!
30 abril, 2020
como dar remédio para gato
Gato doente: como dar remédio para gato?
4 maio, 2020
doença do carrapato

A doença do carrapato é mais comum durante as estações mais quentes do ano, e acomete principalmente cães que frequentam praças, parques e locais com bastante vegetação. Se não for tratada logo no início, pode deixar diversas sequelas no animal, e inclusive, levá-lo a morte.

Para você proteger o seu pet, preparamos esse artigo explicando como são os sintomas, o tratamento e a prevenção. Confira tudo o que você precisa saber sobre a doença do carrapato! 

O que é a doença do carrapato?

Existem duas doenças popularmente conhecidas como doença do carrapato. A erliquiose, quando a bactéria Erhliquia canis entra na corrente sanguínea do pet, e a babesiose, causada pelo protozoário Babesia canis. Ambas são transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus. 

Quando o cachorro é infectado, a doença pode atacar órgãos importantes, como rins, pulmão e fígado. Por isso, se encontrar um carrapato no seu amigo, fique de olho no comportamento dele pelos próximos dias!

Sintomas

Os principais sintomas da doença do carrapato surgem de oito a 20 dias após a contaminação. Veja quais são:

  • Petéquias (pequenos pontos vermelhos que aparecem na barriga, gengiva e olhos)
  • Hematomas no corpo
  • Sangue nas fezes ou urina
  • Sangramento pelo nariz
  • Apatia
  • Perda de peso

Se não for tratada logo no início, outros sintomas mais graves podem surgir, como febre, anorexia, vermelhidão nos olhos e até convulsões. 

Tratamento

Quando identificada logo no início, a tratamento da doença do carrapato é relativamente simples, feito com antibióticos receitados por um veterinário. Em casos mais graves, pode ser que o cão necessite de internamento e uma transfusão de sangue. 

Prevenção 

A prevenção contra a doença do carrapato também é simples, mas deve-se tomar cuidados especiais durante o verão e com pets que frequentam lugares abertos, campos, chácaras e fazendas.

Existem produtos específicos para repelir o carrapato, pulgas e outros parasitas que podem ser aplicados na pelagem do cão. Outro cuidado são os banhos regulares, principalmente se o animal estiver em contato frequente com a vegetação. 

Se você notar algum sintoma ou tiver alguma dúvida sobre a doença do carrapato, entre em contato com um de nossos veterinários. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *