fbpx

Dicas para fazer o filhote parar de chorar

Conheça alguns remédios proibidos para cachorros!
18 dezembro, 2019
Como adaptar sua casa para um gato idoso
18 dezembro, 2019

Se você já teve um filhotinho em casa, sabe que o choro durante a noite pode ser um dos maiores problemas de ter um cachorrinho em casa! Esse comportamento é supernormal, mas muitos tutores não sabem o que fazer para amenizar essa situação e deixar o filhote mais confortável.

Se você está se preparando para receber um cachorrinho em casa, ou já está com ele, confira essas dicas para fazer o filhote parar de chorar!

Por que os filhotes choram?

A principal razão do choro dos filhotinhos durante a noite é a separação da mãe e dos irmãos. Se o filhote foi separado muito cedo, antes das sete semanas de vida, ele pode enfrentar dificuldades para comer e estabelecer relações com outros animais. Nesses casos, a adaptação a uma nova casa se torna mais lenta e complicada. Por isso, antes de adotar um pet, respeite o tempo de separação natural da mãe, que ocorre a partir dos dois meses. 

Se esse não é o caso do seu filhote, existem outros motivos pelo qual ele possa estar chorando:

  • sentimento de solidão
  • fome ou sede
  • frio
  • desconforto no novo ambiente
  • energia acumulada
  • querendo atenção

Dicas para fazer o filhote parar de chorar

É importante identificar a causa do choro do filhote, e depois, solucionar o problema o mais rápido possível para que a noite possa ser tranquila, para tutor e cãozinho.

  • Mantenha o filhote quentinho, com almofadas e cobertores
  • Não deixe a caminha ou casinha do cachorrinho em locais frios, úmidos ou descobertos
  • Deixe um objeto com o seu cheiro perto dele: uma blusa, uma meia ou até um travesseiro
  • Ofereça brinquedos adequados à idade do seu pet: bichinhos de pelúcia e mordedores molinhos podem ajudá-lo a se distrair
  • Exercite-o durante o dia, com brincadeiras e caminhadas 

Evite mimar o filhote

Quando ouvimos um cachorrinho chorar, é normal querermos protegê-lo, mas colocá-lo na sua cama, sofá ou até mesmo no colo pode ser um caminho sem volta. O pet associará aquilo como uma recompensa pelo choro, e desacostumá-lo depois será bem mais difícil.


Escolha uma ração adequada para o filhote

A fome também pode ser o motivo do choro, por isso, escolher uma ração adequada à fase de vida do pet é essencial. As rações de filhote têm nutrientes específicos para a idade, além da mastigação facilitada para os dentes de leite.

Evite oferecer outros alimentos, principalmente leite. Apesar de ser uma tradição popularizada por filmes e desenhos, oferecer leite a um filhote de cachorro pode causar dor de barriga e vômito. 

Confira também: Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Se mesmo assim seu filhote continuar chorando, procure um veterinário! Ele pode estar doente ou com algum desconforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *