fbpx

5 curiosidades sobre o comportamento canino

Tudo o que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu gato
1 julho, 2019
FeLV e FIV: conheça essas doenças perigosas para o seu gato
2 agosto, 2019

Muitas vezes rimos sozinhos de coisas engraçadas que os cachorros fazem, não é mesmo? Mas você já se perguntou o motivo pelo qual o seu pet faz essas coisas? Confira cinco curiosidades sobre o comportamento canino e acabe com o mistério!

 

Correr atrás do próprio rabo

Cachorrinhos correndo atrás do próprio rabo são muito fofinhos, mas a causa por trás desse comportamento pode ser um motivo de preocupação para tutores e veterinários. Essa ação pode indicar uma série de problemas de saúde, como ansiedade, estresse, problemas de pele e alergias, falta de exercício físico e até mesmo questões genéticas que influenciam o comportamento compulsivo. No caso dos filhotes, o comportamento pode realmente ser apenas uma brincadeira, mas se um cão idoso começa a correr atrás do próprio rabo, fique atento, pois pode ser um sinal de demência.

 

Colocar a cabeça para fora da janela do carro

Ver um cachorro com a cabeça para fora da janela do carro é uma cena muito comum no trânsito. Isso acontece porque os cães encaram a abertura como uma oportunidade de detectar diversos odores pelo ar. Lembre-se que seu cachorro pode se exaltar e acabar provocando acidentes, por isso, não deixe a janela completamente aberta e fique atento às normas de segurança para transporte de animais. Sempre leve seu pet em caixas ou cadeirinhas específicas para seu porte e peso.

 

 

Arrastar as patas depois de fazer as necessidades

Os cachorros têm glândulas odoríferas nas patas, por isso, quando acabam suas necessidades, arranham o chão com as patas traseiras para que o cheiro se espalhe pelo lugar, marcando território.

 

Comer grama

É bem comum que os pets comam grama para ajudar na digestão, inclusive, é normal que eles vomitem após o consumo. Alguns cães também podem comer grama para suprir uma falta de nutrientes. Na dúvida, consulte um de nossos veterinários.

 

Cavar buracos

Apesar de ser um comportamento que deixa os tutores muito bravos, cavar está no DNA dos cães. Na natureza, os lobos, por exemplo, enterram restos de suas presas para comê-las mais tarde. Apesar de o motivo não ser o mesmo para os cães domésticos, cavar é um comportamento instintivo e natural. Atenção: quando um cão começa a cavar, pode significar que ele está entediado ou com muita energia acumulada. Isso acontece com animais que passam muito tempo presos ou sozinhos dentro de casa.

 

Ficou com alguma dúvida? Manda para a gente na nossa página no Facebook!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *