Se você está pensando em aumentar sua família com um gatinho, ou mesmo em oferecer lar temporário, é preciso tomar algumas medidas antes que o animal chegue na sua casa. Se você já está acostumado com outros pets, pode ser mais fácil, mas se esse é seu primeiro bichinho de estimação, confira as dicas que separamos para te ajudar!
Se você já tem um cachorro em casa, leia nosso post sobre o assunto!
Bom, se você vai trazer um gatinho para a família, a primeira coisa que vai querer decidir é o nome, certo?
Evite nomes muito longos e complicados, pois normalmente, seu pet vai reconhecer somente a primeira sílaba.
Confira nossas dicas para fazer seu pet acostumar com o novo nome!
Primeiro de tudo, é necessário definir onde os potinhos de comida e água vão ficar, lembrando que eles devem estar longe da caixinha de areia do animal.
Para os gatos, prefira os potinhos de ração especiais para a espécie, que geralmente são mais altos e rasos para facilitar a alimentação. Os potes muito fundos podem dificultar a ação, já que gatos tem o focinho mais curto e os bigodes também podem atrapalhar.
A hidratação dos gatos é um ponto mais delicado, já que eles se atraem por água corrente, e tendem a não gostar de água parada. Existem fontes de água específicas para gatos, que inclusive podem ser acopladas ao pratinho. Assim, a água não fica parada no pote e chama mais atenção do pet.
Apesar de ser tentador oferecer leite para o seu gato, principalmente se ele for filhote, resista! O leite de vaca faz mal para os bichinhos, podendo causar diarreia, vômitos e outros problemas gastrointestinais. Confira aqui outros alimentos tóxicos para o seu gatinho.
Na hora da escolha da ração, fique atento à idade, peso e porte do seu gato. Cada animal tem necessidades diferentes, e elas mudam de acordo com a fase de desenvolvimento. Na dúvida, consulte um de nossos veterinários!
Você sabia que seu gato pode dormir até 20 horas por dia? Por isso, o local onde ele vai dormir e a caminha são superimportantes!
Gatos são originalmente animais de toca, por isso, podem preferir locais mais escondidos para se aconchegar. Deixe cobertores e mantinhas disponíveis na caminha, mas não se assuste se seu gato escolher outros locais para dormir, como o sofá ou sua cama.
Se você estiver pensando em deixar seu novo pet dormir com você, antes avalie todos os prós e contras da situação!
Gatos são animais extremamente higiênicos e, por isso, a caixa de areia precisa estar sempre limpa para evitar que seu pet faça as necessidades em outros lugares.
Se possível, tenha mais de uma caixinha espalhada pela casa e escolha um lugar tranquilo, de fácil acesso longe do local onde o gato se alimenta.
Para mais dicas e curiosidades sobre gatos, acesse nosso blog!