fbpx

Como funciona o ciclo menstrual das fêmeas?

FotosBlog-InfeccaoDeOuvidoNosPets-PetDoctor-Maio19
Otite canina: saiba mais sobre a doença
14 maio, 2019
7CoisasQueGatosOdeiam-PetDoctor-Maio19
7 coisas que os gatos odeiam
28 maio, 2019
Menstruacao-PetDoctor-Maio19

Se você é o tutor de uma cachorrinha ou gatinha, é importante saber como funciona o ciclo menstrual das fêmeas. As características e os cuidados são diferentes para cada tipo de animal, assim como os sintomas e comportamentos durante o período menstrual. Para não se assustar quando a hora chegar, confira essas dicas!

 

Cadelas

Menstruacao-PetDoctor-Maio19

As cadelas costumam ter o primeiro cio, ou seja, a primeira menstruação, entre os 6 e 10 meses de idade, podendo variar de acordo com a raça e o porte. O ciclo se repete a cada seis meses e pode durar, em média, de 15 a 20 dias.

O cio das cadelas inclui um sangramento vaginal leve e, em alguns casos, o aumento da quantidade de urina. Recomenda-se que as pets utilizem uma fralda canina durante o cio, para evitar que sujem outros lugares e objetos de sangue.

O começo do sangramento indica também que a cadela está em período fértil. Se os tutores não desejam filhotes, é preferível manter o animal longe dos machos. Algumas cachorrinhas podem sofrer bastante com as mudanças de humor, podendo passar horas do dia se esfregando em objetos. Se o comportamento for excessivo, o animal pode se machucar, então não hesite em procurar um de nossos veterinários.

 

Gatas

Menstruacao-PetDoctor-Maio19

O cio das gatas é bem diferente do das cadelas, e o período fértil tem início perto dos 10 meses de idade.  As gatas não demonstram nenhum sinal físico, ou seja, não sangram, mas sofrem com as mudanças bruscas de comportamento.

Enquanto estão no cio, as pets podem ficar muito manhosas e carentes, ou então, mais agressivas, dependendo da personalidade de cada animal. O instinto de fugir de casa também aumenta, por isso, os tutores devem ficar mais atentos às janelas, portas e frestas.

A característica mais notável são os miados altos e agudos, que lembram uma criança chorando. Esse som serve para atrair machos da região. Se sua gatinha costuma ficar fora de casa, prefira mantê-la em ambientes internos nesse período.

 

Castração

A castração é a maneira mais saudável de evitar que seu animal entre no cio e acabe cruzando, resultando em ninhadas indesejadas que, infelizmente, podem acabar abandonadas nas ruas.

Além das filhotes, cadelas mais velhas também podem ter problemas de saúde causados pelo cio: tumores de mama, gravidez psicológica e até cânceres no útero. A castração antes do primeiro cio baixa as chances de sua cachorrinha sofrer ao longo da vida. Para saber mais sobre os benefícios da castração, leia nosso post.

 

Qualquer dúvida, entre em contato com nossos veterinários!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *