fbpx

Como fazer o gato beber mais água

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
1 julho, 2019
Sinais de que seu cão pode estar com vermes
1 julho, 2019

Se você tem um gatinho em casa, é possível que uma de suas preocupações seja a quantidade de água consumida por ele durante o dia. Alguns gatos podem apresentar uma certa resistência a beber água, e isso é instintivo: na natureza, os felinos procuram água limpa e corrente para matar a sede, comportamento que continua muito presente nos gatos domésticos.

Mas quanto de água um gato deve beber por dia? O ideal é que os felinos bebam 50 ml de água por kg, ou seja, um gato de 3kg precisa de 150 ml de água para se manter hidratado e saudável. O baixo consumo do líquido pode gerar diversos problemas de saúde, além da desidratação; problemas renais, de trato urinário e no sistema digestivo são os mais comuns.

Se você está achando que seu pet não está bebendo água o suficiente, confira nossas dicas de como resolver isso!

  • Não deixe a vasilha de água perto da caixa de areia, de locais de passagem ou em ambientes barulhentos, como cozinha e lavanderia. Isso pode afastar o animal;
  • Mantenha o potinho sempre limpo e com água fresca. O animal não vai beber se a água estiver velha e com sujeira, como restos de comida ou pelos. O ideal é trocar a água no mínimo quatro vezes ao dia e realizar uma higienização semanal com detergente neutro;
  • Não deixe a vasilha em locais com grande incidência de sol, pois a água pode esquentar;
  • Gatos não gostam de ter que se abaixar para beber água. Existem potinhos especiais que são mais altos e facilitam o consumo, inclusive de ração;
  • Os bigodes são outro ponto de atenção: se seu pet é bigodudo, pode ser que o contato entre bigode e pote esteja atrapalhando a ingestão de água. Escolha vasilhas mais rasas e menores, assim, não atrapalha tanto.
  • Tenha mais de um potinho espalhado pela casa, principalmente se você tiver mais de um gato. Isso também vale para caixas de areia!

 

Já testei as dicas, mas nada funcionou. E agora?

Outro jeito de fazer seu gato beber mais água é adquirindo uma fonte especial para felinos. O barulho de água corrente é extremamente atrativo, e por estar sempre se renovando pelo filtro, a água fica limpa e fresquinha por mais tempo. É por isso que os gatos geralmente são flagrados bebendo gotinhas de água da torneira do banheiro ou da cozinha!

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossos veterinários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *