Passear é um momento de muita diversão para os cães: afinal, além do exercício, é uma hora de exploração, contato com a natureza e outros cães. Para que o passeio seja prazeroso e seguro, escolher a coleira certa para o seu cachorro é fundamental. Confira alguns modelos disponíveis aqui no Pet Doctor e descubra qual se adapta melhor ao seu pet!
A coleira peitoral é uma das mais usadas, principalmente para cães pequenos. O peitoral não pega a região do pescoço, evitando que o cachorro se afogue e comece a tossir durante o passeio, sendo uma boa opção para pets mais velhos ou com problemas respiratórios, como as raças braquicefálicas.
Por ser uma coleira confortável, ela pode estimular os cães a puxarem mais durante o passeio, o que pode tornar a caminhada um pouco desconfortável para os tutores. Por isso, se seu cão tem esse costume, o peitoral não é a melhor escolha.
Essa é a coleira mais simples, e pode ser usada por todos os cães. Se seu pet é tranquilo na hora do passeio, não puxa e não avança em outros cães, ela pode ser uma boa opção.
Se você optar por um colar tradicional, fique atento ao tamanho da coleira e a largura do pescoço do seu cão: se ela for muito larga, o animal pode facilmente escapar da guia.
Popularmente conhecida como “enforcador”, essa coleira é indicada para cães em treinamento ou de grande porte. Nesse modelo, o colar aperta o cachorro quando ele puxa: assim, ele se sente desconfortável e para de puxar.
Esse tipo de coleira não deve ser usado em cães pequenos, braquicefálicos ou com algum problema respiratório, e é a menos indicada pelos veterinários, já que pode facilmente machucar o animal.
Essa coleira pode ser usada por todos os portes, e é indicada para cães que puxam muito durante o passeio.
Diferente do peitoral normal, a ligação com a guia nessa coleira é pela frente. Assim, quando o pet puxa, ele é arrastado para o lado, e acaba sendo vencido pela frustração e cansaço. Ao contrário do colar de obediência, ela não machuca o cão e também serve para educar o animal.
Essa coleira tem uma tira que prende o focinho do cachorro, e é indicada para raças grandes, cães que latem muito ou são agressivos com outras pessoas e animais.
A gentle leader não machuca o pet, e não impede que ele abra a boca, porém, não é indicada para cães com focinho achatado. Ela também é uma boa opção para animais que puxam muito.
No começo, pode ser que o cão não goste da coleira e se sinta desconfortável, mas é questão de adaptação.
Confira outras dicas sobre pets em nosso blog!