fbpx

Como ensinar o gato a usar o arranhador

Dicas para cortar as unhas do seu gato
2 setembro, 2019
Por que meu cachorro late tanto? Confira 5 prováveis motivos!
2 setembro, 2019

Se você tem um gatinho em casa, muito provavelmente já se deparou com arranhões em móveis, sofás e cortinas. Afiar as garras é uma atividade essencial para esses pets, já que elas são seu principal mecanismo de defesa, porém, nem sempre o lugar escolhido agrada aos tutores… Uma solução possível é adquirir um arranhador específico para gatos. Mas e se mesmo assim o pet continuar arranhando o sofá? Confira algumas dicas para ensinar o seu gato a usar o arranhador!

 

Escolha o arranhador certo

 

Existem vários tipos de arranhadores, a preferência pode mudar de acordo com a personalidade de cada gato. Para saber qual modelo vai agradar mais, observe o comportamento do seu gatinho: se ele prefere arranhar as unhas no tapete, prefira arranhadores baixos, do tipo “tapete”, já se ele prefere escalar e afiar as garras na lateral do sofá, os arranhadores elevados tipo “árvore” são uma boa opção.

 

Muitos arranhadores também contam com brinquedos pendurados, túneis e diversos níveis de elevação para atrair a atenção dos bichinhos.

 

Dicas para ensinar o gato a usar o arranhador

 

O arranhador é como um brinquedo novo: pode ser que o gato não se interesse por ele logo no primeiro momento. Para ensiná-lo a usar o arranhador, existem algumas técnicas! Confira:

 

  1. Deixe o arranhador próximo de algum móvel que o gato costuma subir ou arranhar;
  2. Incentive seu pet a conhecer o arranhador: ofereça petiscos, coloque-o perto e faça brincadeiras no local para que ele se acostume ao novo objeto;
  3. Deixe o arranhador com o cheiro do animal, colocando mantas e brinquedos;
  4. Se seu gato estiver afiando as unhas no sofá, leve-o até o arranhador;
  5. Não deixe o arranhador muito afastado do local de convivência do gato;
  6. Se mesmo assim seu gato não se interessar, tente trocar o modelo do arranhador.

 

As unhas do seu pet continuam afiadas mesmo com o arranhador? Confira nosso post com dicas sobre como cortar as unhas de gatos! (link)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *