Se você tem um gatinho em casa, muito provavelmente já se deparou com arranhões em móveis, sofás e cortinas. Afiar as garras é uma atividade essencial para esses pets, já que elas são seu principal mecanismo de defesa, porém, nem sempre o lugar escolhido agrada aos tutores… Uma solução possível é adquirir um arranhador específico para gatos. Mas e se mesmo assim o pet continuar arranhando o sofá? Confira algumas dicas para ensinar o seu gato a usar o arranhador!
Existem vários tipos de arranhadores, a preferência pode mudar de acordo com a personalidade de cada gato. Para saber qual modelo vai agradar mais, observe o comportamento do seu gatinho: se ele prefere arranhar as unhas no tapete, prefira arranhadores baixos, do tipo “tapete”, já se ele prefere escalar e afiar as garras na lateral do sofá, os arranhadores elevados tipo “árvore” são uma boa opção.
Muitos arranhadores também contam com brinquedos pendurados, túneis e diversos níveis de elevação para atrair a atenção dos bichinhos.
O arranhador é como um brinquedo novo: pode ser que o gato não se interesse por ele logo no primeiro momento. Para ensiná-lo a usar o arranhador, existem algumas técnicas! Confira:
As unhas do seu pet continuam afiadas mesmo com o arranhador? Confira nosso post com dicas sobre como cortar as unhas de gatos! (link)