fbpx

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

Dicas para melhorar o sono do seu gato
6 junho, 2019
Como fazer o gato beber mais água
1 julho, 2019

Ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo pode ser um dos maiores desafios para os novos tutores, principalmente quando se mora em apartamento. Com cães machos, o problema pode ser ainda maior, já que, para eles, o xixi significa também uma marcação de território.

 

O ideal é que o adestramento seja iniciado assim que o animal chegar à casa nova, de preferência, ainda filhote, mas cães adultos também podem ser treinados. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, confira!

 

Reforce o hábito de forma positiva

Nesses casos, a bronca não exerce tanta influência no cachorro quanto o reforço positivo. Todas as vezes em que seu pet fizer xixi no lugar certo, recompense-o com petiscos ou brincadeiras. Assim, ele vai associar a prática a um bom momento.

 

Deixe claro para o seu pet onde você quer que ele faça as necessidades

Se o objetivo é ensiná-lo a usar o tapete higiênico, espalhe vários pela casa e, conforme ele for assimilando, retire um por um até ficar somente o necessário. Caso a intenção seja que o cachorro faça as necessidades no quintal de casa, acostume-o a ficar fora por um tempo do dia e aguarde até que ele faça o que deve fazer antes de entrar.

 

Elimine a marcação de território

Caso seu pet faça as necessidades no lugar errado, limpe a área com produtos desinfetantes. Por causa do cheiro forte de produto, é pouco provável que o cão volte a utilizar a área. Limpar o local com vinagre também pode ajudar.

 

Não deixe comida disponível toda hora

Normalmente, os cães sentem a necessidade de fazer xixi ou cocô entre 10 a 20 minutos após a refeição. Durante o treinamento, evite deixar a ração disponível o dia inteiro no potinho, assim, será possível prever quando o animal precisará fazer as necessidades e você poderá levá-lo até o lugar certo.

 

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática! Lembre-se que ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo leva tempo, por isso, é preciso paciência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *