fbpx

Como adaptar sua casa para um gato idoso

Dicas para fazer o filhote parar de chorar
18 dezembro, 2019
Macho ou Fêmea: o que levar em consideração na hora de adotar
4 fevereiro, 2020

Conforme os anos vão passando, os gatinhos, que antes eram ágeis e brincalhões, vão se tornando mais preguiçosos, com novas necessidades e algumas dificuldades como a perda da visão ou audição. Afinal, a idade chega para todos, inclusive para os nossos pets. E quando esse momento chegar, você sabe o que fazer para ajudá-lo nessa nova fase da vida? Confira essas dicas de como adaptar sua casa para um gato idoso

Cuidados com a caixa de areia

A caixa de areia é um dos locais mais importantes para os gatos, por isso, um gato idoso deve ter fácil acesso à caixinha, que deve estar em um lugar tranquilo da casa, sem muito barulho e obstáculos. Se você notar que seu pet está com dificuldade de entrar e sair, considere adquirir uma caixa com bordas baixas e que exigem menos esforço do animal. 

Confira tudo o que você precisa saber sobre a caixa de areia do seu gato! 

Facilite o acesso aos lugares preferidos 

Sabe aquele lugarzinho que você sabe que seu gato adora passar as tardes e tirar uma soneca? Pode ser que ele comece a ter dificuldades para chegar até ele, principalmente se for um local alto ou escondido. Uma dica é facilitar o acesso a esses pontos com banquinhos ou até arranhadores de vários níveis, que permitem que o gato idoso suba sem muito esforço.

Evite mudanças na casa

Os gatos memorizam a disposição e altura dos móveis que já estão acostumados. Se seu gato está perdendo a visão, mudá-los de lugar pode fazer com que ele se sinta desorientado e tenha dificuldades para andar pela casa, podendo bater a cabeça nos móveis e se machucar. 

Outras dicas para seu pet aproveitar o melhor da terceira idade

  • Invista em rações de qualidade, indicadas para a idade e peso do seu pet
  • Se ele estiver com dificuldades na mastigação, ofereça ração úmida
  • Mantenha a caminha ou local que ele fica quentinho e limpo
  • Proteja janelas, escadas e piscinas com grades e cercas
  • Consulte o veterinário regularmente 
  • Não esqueça de brincar com ele e mostrar o quando você o ama!


Se seu pet já está com a idade avançada e perdeu grande parte da visão, consulte esse post com dicas para adaptar a casa para pets cegos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *