fbpx

Como acostumar seu gato a ficar dentro de casa

Cachorro com medo de chuva: o que fazer?
2 agosto, 2019
Como reconhecer sinais de dor em gatos
2 setembro, 2019

Gatos são animais com um instinto de liberdade muito forte, por isso, pode ser complicado tentar mantê-los dentro de casa, principalmente em espaços pequenos. É muito comum que gatos domésticos tentem fugir apenas para dar uma voltinha, retornando mais tarde ao conforto do lar. Mas muitos tutores têm receio dessa prática, afinal, a rua é cheia de perigos para os pets.

Pode não ser uma tarefa simples, mas existem algumas dicas para acostumar seu gato a ficar dentro de casa. Confira!

Tenha telas de proteção em portas e janelas

Telar janelas e portas é uma das melhores maneiras de impedir a fuga dos bichanos e acostumar seu gato a ficar dentro de casa. Especialmente para quem mora em apartamento, a tela também ajuda a evitar acidentes, como quedas.

Invista em estímulos sensoriais

Um dos principais motivos para os gatos fugirem é a presença de diversos estímulos sensoriais do lado de fora: sons, cores, cheiros e diferentes texturas. Os gatos têm um instinto de caça muito presente, por isso, brinquedos que estimulam a movimentação são ótimas opções para manter o pet entretido. Arranhadores também são ideias para distração, além de diminuir as chances de o animal afiar as garras nos móveis ou arranhar os tutores. Se possível, instale prateleiras altas nas quais seu gato pode se instalar, pois esses bichinhos são extremamente observadores e adoram ter controle do espaço.

Considere a castração

A castração ajuda a manter o animal mais calmo, principalmente na época do cio, quando machos e fêmeas tendem a dar uma escapadinha a procura de um parceiro. 

Ensine seu gato a passear 

Você sabia que gatos também podem usar coleira de passeio? Não são todos que aceitam, mas vale a tentativa! É uma maneira de deixar que ele continue explorando a natureza. Para acostumar seu gato à coleira, comece dando voltas pequenas no quintal ou na quadra. Possivelmente ele ficará um pouco relutante nas primeiras vezes, mas se ele gostar, logo vai se acostumar com os passeios. Lembre-se que gatos são diferentes de cachorros e, por isso, andam em um ritmo mais lento e por distâncias menores.

Mantenha o ambiente limpo

Gatos são extremamente higiênicos, e a caixa de areia é um dos locais mais importantes para os bichanos. Se ela estiver suja, provavelmente ele vai querer procurar outros lugares para fazer suas necessidades, e a rua acaba ficando bem atraente nessas situações.

Se você é tutor de um gatinho, aproveite para conferir o nosso post sobre 7 coisas que os gatos odeiam!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *