Crianças e cachorros são uma combinação perfeita: os dois gostam de brincar, adoram carinho e ainda ficam muito fofos juntos! Mas na hora de comprar ou adotar um cãozinho para a família, algumas questões devem ser levadas em conta: porte do cachorro, raça, sexo e se o animal vai se dar bem com os moradores. Vale lembrar também que cachorros não são objetos, demandam cuidados e atenção e possuem sentimentos, por isso, avalie bem se você quer mesmo a responsabilidade de cuidar de um animalzinho. Para que você não erre na escolha, separamos as cinco melhores raças de cachorro para crianças, confira!
Apesar de ser um cachorro grande, o labrador é alegre, carinhoso e muito dócil. Com muita energia, os labradores são ideais para espaços grandes e crianças agitadas, já que precisam de exercício e atenção constante. Essa raça também é uma ótima companhia para crianças com algum tipo de necessidade especial, como autismo e Síndrome de Down.
Da mesma família que os labradores, os goldens são conhecidos pela simpatia e maciez dos pelos. Gostam muito de correr e brincar, mas também são ótimos para fazer companhia e não rejeitam um carinho. Apesar de precisarem de atenção e exercícios para se manterem saudáveis, como qualquer outro cachorro, os goldens são calmos e ideais para qualquer faixa etária e uma das melhores raças de cachorro para crianças.
Os beagles são cães de porte médio e muito enérgicos. Além de brincalhões e carinhosos, são protetores e atuam como ótimos cães de guarda. São cães carentes e precisam de companhia para não ficarem estressados, podendo destruir móveis, objetos e cavar buracos pelo quintal durante os longos períodos em que ficarem sozinhos.
Apesar da aparência brava, os buldogues são dóceis, calmos e carinhosos, ideais para fazer companhia para crianças menores. Embora mais pesados e robustos, esses cães são muito afáveis e aceitam bem todos os tipos de carinho, inclusive abraços dos pequenos. Os buldogues adoram brincar, mas também podem passar várias horas do dia dormindo ao lado dos tutores.
Apesar do tamanho, o boxer é o famoso bobão de cara brava, pois é muito carinhoso e brincalhão. São companheiros fiéis e adoram companhia. Por causa do porte, precisam de um lugar espaçoso e de exercícios diários para manter a saúde em dia.
Os pais devem lembrar do filme da Lassie, famoso clássico infantil dos anos 90. A raça collie é exatamente como demonstrado no filme: carinhosa, protetora e superinteligente. Adora brincar e receber carinhos, porém, precisa de muito cuidado com a pelagem longa. Por ser uma raça grande, é ideal para crianças um pouquinho maiores.
Normalmente, cachorros que foram adotados ou resgatados tendem a ser extremamente gratos e carinhosos com os tutores, demonstrando muito amor e afeto, principalmente com crianças. Ao optar pela adoção, é recomendável que o futuro tutor explique quais são as características da família para o responsável, que assim poderá indicar o animal mais apropriado, já que a mistura de raças gera diversas características. Vale lembrar que alguns cães adultos podem ser tão dóceis e carinhosos quanto filhotes, por isso, não deixe de conhecê-los!
Tem alguma dúvida sobre qual raça de cachorro escolher? Converse com um de nossos veterinários! Para saber mais, acesse nosso blog.