fbpx

As 10 raças de cachorros mais populares do Brasil

Enriquecimento ambiental para cães - Confira dicas e ideias
Enriquecimento ambiental para cães: confira dicas e ideias
29 março, 2021
Saiba mais sobre a gripe canina
Saiba mais sobre a gripe canina
29 abril, 2021
As 10 raças de cachorros mais populares do Brasil

Se você ama os cãezinhos tanto quanto nós, vai concordar que, independentemente da raça, eles são os seres mais fiéis e carinhosos do universo, e todo espaço que tem no nosso coração é pouco para tanto amor.

Você sabia que o Pet Censo, realizado pelo aplicativo de serviços para pets DogHero, fez um levantamento das 10 raças de cachorroas mais populares no Brasil? Confira abaixo a lista e nos conte se o seu pet está nela!

Vira-lata

vira lata

A raça número um dos tutores caninos! Normalmente, vira-latas que foram adotados ou resgatados tendem a ser extremamente gratos e carinhosos com seus tutores, demonstrando muito amor, principalmente com crianças. Vale lembrar que cães adultos podem ser tão dóceis e carinhosos quanto filhotes, por isso, não deixe de conhecê-los!

Shih tzu

Shitzu

Os Shih Tzus estão sempre prontos para receber carinho, são muito dóceis e amigáveis com crianças e outros cães, por isso, são ótimas companhias. Eles se adaptam bem a pequenos espaços, sendo uma escolha frequente de tutores que moram em apartamentos. ⠀

Yorkshire

Yorkshire

Os Yorkshires são cães fiéis e carinhosos, mas podem latir muito para estranhos. É preciso ter um cuidado especial na presença de crianças menores, que podem acabar machucando o cão sem querer. A raça mini é considerada de companhia, mas não gosta e nem deve ficar muito tempo no colo, pois a posição pode desencadear dores e problemas na coluna. Mesmo sendo pequeno, o Yorkshire precisa de exercícios para se manter saudável.

Poodle

Poodle

O Poodle é uma raça de cachorro de origem francesa que pode ter vários portes – mini, toy, standart e gigante – e é um dos cachorros que vivem mais tempo, podendo chegar aos 18 anos. O Poodle toy pode ser um pouco mais agressivo, principalmente com crianças, enquanto o mini tende a latir mais que os outros, mas, no geral, esses cães são dóceis e fáceis de adestrar.

Lhasa Apso

Lhasa Apso

O Lhasa é um cachorro carinhoso e tranquilo, mas alguns podem não se dar muito bem com crianças pequenas. São ótimos cães de companhia e se adaptam bem aos espaços pequenos.

Raça originária do Tibet, sua história é cheia de lendas e espiritualidade. Acreditava-se que, quando um tutor de um Lhasa Apso morria, sua alma reencarnaria em outro cachorro da mesma raça. ⠀

Buldogue Francês

Buldogue Frances

O Buldogue Francês é preguiçoso e ama ficar dormindo. É uma raça de cachorro braquicefálico e, por isso, precisa de alguns cuidados especiais. É um animal muito carinhoso, brincalhão e se dá muito bem com crianças. Porém, pode ser um pouco territorialista e agitado, com tendência a latir bastante, principalmente os machos não castrados. ⠀

Golden Retriever

Golden Retriever

Os Goldens são conhecidos pela simpatia e maciez de seus pelos. Gostam muito de correr e brincar, mas também são ótimos para fazer companhia e não rejeitam um carinho. Apesar de precisarem de atenção e exercícios para se manterem saudáveis, como qualquer outro cachorro, são calmos e ideais para qualquer faixa etária. Uma das melhores raças de cachorro para crianças.

Labrador

Labrador

Apesar de ser um cachorro grande, o Labrador é alegre, carinhoso e muito dócil. Com muita energia, esses cachorros são ideais para espaços grandes e crianças agitadas, já que precisam de exercício e atenção constantes. Essa raça também é uma ótima companhia para crianças com algum tipo de necessidade especial, como autismo e Síndrome de Down.

Maltês

Maltês

O Maltês, apesar de dócil com os tutores, pode ser bem ciumento e territorialista, apresentando comportamentos agressivos com pessoas e animais desconhecidos. Além dos cuidados com a pelagem, que tende a embaraçar, necessita de atenção especial, pois tem predisposição a algumas doenças como luxação de patela, problemas hepáticos, cardíacos e alergias na pele. ⠀

Pinscher

Pinscher

Os Pinschers são extremamente territorialistas e ciumentos, o que pode fazer com que fiquem agressivos em algumas situações. Ao menor sinal de desconforto ou desconfiança, podem latir e avançar. Mas também são carinhosos e brincalhões, apesar de não gostarem muito de crianças e preferirem a companhia de tutores mais velhos. ⠀

No inverno, sentem muito frio e precisam de cuidados especiais com a temperatura corporal. Fora isso, são cães de muita energia, mas precisam de cuidados com alimentação para evitar a obesidade e a diabetes.

Mesmo com o passar do tempo e com a atualização das raças de cachorros, os cães sem raça definida (SRD), os famosos vira-latas, continuam sendo os queridinhos dos tutores caninos. O papel das ONGs nesse trabalho é essencial, já que o objetivo é cuidar desses animais até que eles encontrem um novo lar.

A adoção não é uma ação qualquer, é um ato de amor. Caso esteja pensando em adotar, informe-se sobre o que levar em conta na hora da adoção, para que não ocorram problemas futuros em relação a vida do tutor e a do pet.

Veja também: 10 mitos e verdades sobre castração.

Achou a raça do seu pet na lista? Acompanhe o Pet Doctor para saber mais sobre a saúde dos animais. Em caso de dúvidas ou mais informações, converse com um de nossos veterinários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *