fbpx

Saiba quais alimentos são prejudiciais à saúde do seu cão

Cuidados com o seu cão velhinho
10 abril, 2018
Meu cachorro está comendo grama: devo me preocupar?
10 abril, 2018

Você com certeza já deve ter dado algum alimento que estava comendo para o seu cachorro só porque ele ficou olhando com uma carinha triste de pidão, não é verdade? O cuidado com a alimentação dos pets deve ser redobrado, pois alguns alimentos são extremamente tóxicos para eles!

Confira a seguir uma lista com 8 alimentos que o seu pet não pode comer:

1 – Chocolate e doces

O chocolate contém uma substância chamada teobromina, um estimulante venenoso para os cães que funciona de forma semelhante à cafeína. Mesmo pequenas doses podem afetar o sistema nervoso central, o coração e os rins do seu bichinho. Entre os sintomas de envenenamento estão a diarreia, vômitos, tremores, hiperatividade e, em casos mais graves, convulsões. Já os doces, por serem ricos em açúcar, podem tornar os pets diabéticos e obesos, além de serem responsáveis pela formação de tártaro, cáries e até pela perda dos dentes do pet.

2 – Produtos com cafeína

Os cães são mais sensíveis aos efeitos da cafeína do que os seres humanos. Os sintomas de envenenamento são semelhantes aos ocasionados pelo consumo de chocolate.

3 – Leite

Por conter açúcar, o leite não é adequado aos cães pelos mesmos motivos que os doces não são. O consumo da substância pode provocar diarreia, vômitos e outros problemas intestinais. Ao ingeri-lo os pets ficam expostos a diversas bactérias.

4 – Batata e tomate

A batata é rica em solanina, uma substância que pode causar depressão no sistema nervoso central e distúrbios gastrointestinais no animal. Já o tomate contém glicoalcalóides, que são tóxicos para cão.

5 – Abacate

O sistema digestivo dos cachorros não processa muito bem a gordura vegetal, por este motivo, o abacate não é uma fruta recomendada a eles. Outro problema é que o abacate contém em suas células o idioblasto, uma toxina solúvel em óleo; em alguns casos, a ingestão desta toxina em grande quantidade pode provocar inflamação das glândulas mamárias e até insuficiência cardíaca.

6 – Álcool

Assim como pode ser prejudicial à nossa saúde, o álcool também prejudica a saúde dos cães, só que de uma forma ainda mais intensa. Apenas poucas doses podem causar vômitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, diminuição da coordenação, acidez anormal do sangue, tremores, dificuldade respiratória, coma e até a morte do pet.

7 – Frituras e alimentos gordurosos

Batata frita, pizzas, queijos e demais itens da nossa alimentação causam um desarranjo intestinal no sistema digestivo deles, podendo desencadear uma pancreatite, inflamação do pâncreas que pode ocasionar a morte do animal.

8 – Macadâmia

Estas nozes causam reações tóxicas nos cães, gerando fraqueza e incapacidade de andar, vômitos, depressão, tremores e até hipotermia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *