fbpx

5 motivos para castrar seu gato

Nomes de cachorros: os mais comuns no Brasil!
Nomes de cachorros: os mais comuns no Brasil!
25 janeiro, 2021
Leishmaniose felina: tudo sobre essa doença
Leishmaniose felina: tudo sobre essa doença
25 janeiro, 2021
5 motivos para castrar seu gato

A castração é um procedimento simples, indicado pelos veterinários por trazer diversos benefícios para a saúde do pet. Porém, muitos tutores de gatos ainda ficam receosos em castrar o bichinho, seja por falta de conhecimento, preconceito ou até mesmo pelo preço da cirurgia.

Os benefícios e motivos para castrar seu gatinho são diversos: para machos e fêmeas, podemos citar a diminuição do risco de câncer, prevenção de ninhadas indesejadas e o abandono de filhotes.

Aqui no blog, já mostramos diversos mitos e verdades sobre a castração! Mas se você ainda está em dúvida, confira 5 motivos para castrar seu gato!

  • Uma vez que o aparelho reprodutor da fêmea é removido durante o procedimento, diminui o risco de infecções uterinas graves, como a piometra. A castração ainda reduz as chances de desenvolvimento de câncer de mama entre 40% a 60%, e quanto mais cedo for feita, melhor;
  • Nos machos, há redução significativa dos problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal;
  • Os machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina e arranhões nos móveis;
  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com miados excessivos, visitas de gatos de rua e ninhadas indesejadas;
  • Tanto nos machos quanto nas fêmeas, a castração tende a diminuir as fugas, reduzindo os riscos de contraírem doenças como FIV, FELV, e até de se perder, cruzar e entrar em brigas com outros gatos.

 

Não existe uma idade certa para castrar seu gato. No entanto, recomenda-se que seja entre o 1º e o 2º cio em fêmeas e após um ano de idade em machos. 

Se seu pet já está com a cirurgia marcada, confira dicas para o pós-operatório!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *