fbpx

4 dicas para o seu cachorro fazer xixi no lugar certo

5 lições de vida que aprendemos com os cães
6 março, 2018
O meu pet precisa de uma ração especial?
27 março, 2018

Uma das tarefas mais árduas que os tutores de cãozinhos têm é ensiná-los a fazer xixi no lugar certo. Por mais complicado que seja, vale a pena e o resultado aparece. No início, quando o cachorro é filhote, o xixi ainda não significa a marcação de território. Em cães castrados e em fêmeas, o problema de urinar no lugar errado também ocorre e a mudança desse hábito, em qualquer circunstância, acontece conforme o grau de incentivo que o cachorro recebe.

Confira 4 dicas para resolver essa questão de uma vez por todas em sua casa:

1 –  Reforce o hábito positivo! Dar bronca é um tipo de reforço que faz ele pensar: “não posso fazer na frente dele, mas escondido sim”. Por isso, ignore todas as vezes que fizer errado. Agora, quando ele fizer no lugar certo, comemore, faça festa. Com isso, ele compreenderá que este é o jeito correto de fazer.

2 – Não limpe as necessidades na frente dele, pois o cão compreenderá que esse ato chama a sua atenção. Ao invés de mudar de hábito, ele repetirá a ação.

3 – Deixe claro para o seu pet onde você quer que ele faça as necessidades. Se o objetivo é ensiná-lo a usar o tapete higiênico, espalhe vários pela casa e, conforme ele for assimilando, retire um por um até ficar somente o necessário. Caso a intenção seja no quintal de casa, fique um tempo com ele várias vezes por dia até que ele entenda e se acostume com o ambiente.

4 – Ter paciência é o principal! O cãozinho não aprenderá sob pressão ou descontrole emocional.

Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática. Lembre-se que não será em um ou dois dias que o resultado aparecerá, é preciso ser persistente.

Em breve, você confere mais dicas no blog do Pet Doctor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *